Tom Zé LP
Grande Liquidação
Enquanto as agitações sociais e políticas ao redor do mundo marcavam o difícil ano de 1968, era o que acontecia em São Paulo que inspirava os primeiros passos da carreira de Tom Zé. Nesse ano, o artista buscou transformar em arte os sentimentos que afloravam ao circular pela maior cidade do Brasil e que aparecem no seu álbum de estreia, "Grande Liquidação". O disco agora volta às lojas em disco de 180 gramas pela coleção "Clássicos em Vinil" — lançamento da Polysom em parceria com a Rozenblit.
Com 12 faixas, as letras do disco foram inteiramente compostas por Tom Zé. Além disso, os conjuntos "Os Brazões" e "Os Versáteis" contribuem com o instrumental de diferentes canções. Logo na abertura do trabalho há o clássico "São São Paulo", que aborda os problemas do crescimento desordenado da cidade e as questões como a prostituição. Além de retratos de sua própria experiência, há nas suas composições influência do filme "São Paulo S.A" (1965), de Luís Sérgio Person. Permitindo sua vivência transparecer nas letras, o artista vai além e relembra até mesmo sua juventude no interior baiano, em "Sem Entrada e Sem Mais Nada".
Produzido por João Araújo, "Grande Liquidação" não é apenas um álbum aclamado, mas também o início da trajetória de um dos maiores nomes da música brasileira e um registro de época do Brasil dos anos 60.
Faixas:
Lado A
1. SÃO SÃO PAULO (MEU AMOR)
2. CURSO INTENSIVO DE BOAS MANEIRAS
3. GLÓRIA
4. NAMORINHO DE PORTÃO
5. CATECISMO, CREME DENTAL E EU
6. CAMELÔ
Lado B
1. NÃO BUZINE QUE EU ESTOU PAQUERANDO
2. PROFISSÃO DE LADRÃO
3. SEM ENTRADA E SEM MAIS NADA
4. PARQUE INDUSTRIAL (MADE IN BRAZIL)
5. QUERO SAMBAR MEU BEM
6. SABOR DE BURRICE
- Nome do artista: Tom Zé
- Nome do álbum: Grande liquidação